segunda-feira, 13 de maio de 2013

Porque a quimica é importante na engenharia


Por que precisamos da química?
 A Química é uma das ciências exatas responsável pelo estudo das substâncias, suas estruturas e como elas se comportam em determinadas situações (soluções, reações, etc.). Essa disciplina se divide em variadas vertentes: na saúde para a produção  de medicamentos, na estética para a fabricação dos mais variados produtos de beleza, entre outros, dentro da engenharia
o comportamento dos átomos de alguns materiais bem como a composição química dos mesmos devem ser reconhecidas para evitar alguns danos que podem ocorrer com o mau uso desses produtos (a corrosão é uma delas).

Quando se trata de materiais como o concreto, é necessário verificar as composições químicas de certos cimentos e agregados, que sem a devida atenção pode causar danos indesejáveis ao concreto. Quando falamos em ambientes industriais, com gases agressivos, ou mesmo em áreas que dantes eram antigos lixões, há de ser necessário o estudo do solo e projetar uma maneira de escape desses gases, em se tratando de construção de indústrias, um para que os gases não vazem para áreas de grandes riscos (domicílios, escolas, hospitais).


Vimos atualmente que o avanço tecnológico para uma construção civil mais moderna vem fazendo com que os químicos exerçam um papel importante nela e um mínimo de conhecimento nessa área faz-se necessário para grandes tomadas de decisões em se tratando de escolher melhores técnicas em seus produtos construtivos. O domino desse assunto se faz presente não só na formulação de matérias-primas utilizadas em produtos dirigidos à construção civil, mas também em produtos prontos que, adicionados a outros itens, melhoram seu desempenho. Os aditivos são um grande exemplo.

A Química exerce a cada ano uma maior influência no mercado da construção civil, substituindo as práticas antigas pelas mais modernas e agilizando como um todo o processo construtivo. A construção torna-se mais limpa e rápida na medida em que se trabalha com profissionais especializados nessa disciplina.
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário