quinta-feira, 2 de junho de 2016

Tudo o que você precisa saber sobre Ensaio SPT



SPT (Standard Penetration Test)



Sondagem SPT 

Também conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do solo, usado normalmente para solos granulares, solos coesivos e rochas brancas; largamente utilizado na engenharia de fundações para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.
As principais informações obtidas com esse tipo
de ensaio são:


  • A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;
  • classificação dos solos de cada camada;
  • O nível do Lençol freático;
  • A capacidade de carga do solo em várias profundidades.

Método do ensaio

O ensaio consiste na cravação vertical no solo, de um cilindro amostrador padrão - Barrilete, através 
de golpes de um martelo com massa padronizada de 65 kg, solta em queda livre de uma altura de 75 cm. São anotados os números de golpes necessários à cravação do amostrador em três trechos consecutivos de 15 cm sendo que o valor da resistência à penetração (NSPT) consiste no número de golpes aplicados na cravação dos 30 cm finais. Após a realização de cada ensaio, o amostrador é retirado do furo e a amostra é coletada, para posterior classificação que geralmente é feita pelo método Tátil-visual.

Vantagens e Desvantagens

As vantagens desse ensaio com relação aos demais são: simplicidade do equipamento, baixo custo (0,2 a 0,5% do custo total da obra) e obtenção de um valor numérico que pode ser obtido de forma não sofisticada, mas diretas, com regras empiricas de projeto. Uma desvantagem está atrelado a diversidade de procedimentos utilizados para a execução do ensaio (método não padronizado) e pouca racionalidade de alguns métodos de uso e interpretação. Atualmente existem diferentes normas nacionais com característcas distintas. Na América do Sul a normalização ASTM D 1586-67 é usado com frequência, no Brasil é regido por norma especifica NBR- 6484/1980.

 Fatores determinantes na medida de SPT

Fatores relacionados as técnicas de escavação são os mais importantes, podendo se destacar o método de estabilização (a) perfuração revestida e não preenchida totalmente com água (b) uso de bentonita (c) revestimento cravado além do limite de cravação (d) ensaio executado dentro da região revestida. Na tabela abaixo uma compilação de todos os fatores conhecidos que afetam a penetração dos solos granulares e seus efeitos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário