segunda-feira, 6 de maio de 2013

Recursos minerais na construção civil



diferentes tipos de brita
Agregados Minerais na construção civil
Os agregados minerais são materiais com volume e forma aleatórios e detêm de dimensões e propriedades que se adequam na elaboração de concreto e argamassa para construção civil. Têm seu custo relativamente reduzido, sendo este um dos principais  motivos para a sua utilização. Os agregados são empregados constantemente na construção, sendo que os principais são a areia e a brita (imagem ao lado).

A denominação agregado tem substituído o termo inerte, utilizado anteriormente por aceitar-se a ideia que esses materiais não tomavam parte nas reações de pressa e endurecimento do cimento. Mas atualmente, sabe-se que eles podem influenciar nessas transformações, haja vista que têm propriedades influentes nesse caso, dentre as tais estão: a absorção, densidade e dureza, embora essa reatividade seja praticamente nula.
Outros materiais empregados na engenharia civil são: o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escórias de aciaria, produtos industriais, entre outros. Os agregados são abundantes no Brasil e no mundo.

Os agregados podem ser naturais ou artificiais. Os naturais são os que se encontram de forma particulada na natureza (areia, cascalho ou pedregulho) e os artificiais são aqueles produzidos por algum processo industrial, como as pedras britadas, areias artificiais, escórias de alto-forno e argilas expandidas, entre outros.

Os usos das areias e britas estão relacionados ao seu tamanho e granulometria. Chegam ao consumidor final misturados ao cimento (quando da preparação do concreto), ou sem nenhuma mistura aglomerante. Entretanto, é misturado ao concreto que os maiores volumes de agregados chegam ao consumidor final. Uma menor fração da produção é utilizada sem mistura aglomerante, em drenos, em filtros, em ferrovias (na forma de lastro), na fabricação de gabiões, de muros de contenção, em base e sub-base de pisos e estradas, e outras aplicações.

Principais utilizações dos agregados

Areia artificial e natural: assentamento de bloquetes, tubulações em geral, tanques, embolso, podendo entrar na composição de concreto e asfalto.

Brita 1:usada  intensivamente na fabricação de concreto, com inúmeras aplicações, como na construção de pontes, edificações e grandes lajes.

pedriscos utilizados em acabamentos
Pedrisco: confecção de pavimentação asfáltica, lajotas, bloquetes, intertravados, lajes, jateamento de túneis e acabamentos em geral.

Brita 3: Também denominada pedra de lastro utilizada nas ferrovias.

muro feito de pedras de rachão
Rachão, pedra de mão ou pedra marroada: fabricação de gabiões, muros de contenção e bases.

Brita 4: Produto destinado a obras de drenagem, como drenos sépticos e fossas

Brita graduada: Em base e sub-base, pisos, pátios, galpões e estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário