segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A Importância de aprender outros idiomas na engenharia

Para o destaque no mercado de trabalho, competir em dimensão global e com grande êxito, profissionais de negócios precisam ser  bastante eficazes na maneira como se comunicam com outros. Saber se comunicar  bem em um idioma estrangeiro ter domínio dos termos usados no mundo corporativo, boa parte deles incorporados da língua inglesa (é claro) e que acabaram por se tornar usuais nos corredores das empresas, pode colocar o profissional em uma  grande posição de vantagem, diante daquele que não tem um bom domínio de outro idioma. Os vocabulários práticos, jargões e expressões usadas no mundo coorporativo podem ajudar no crescimento profissional e consequentemente nos negócios.


O   desemprego intelectual que vem crescendo paulatinamente é uma das grandes preocupações dos profissionais graduados. A fluência no inglês não é somente um diferencial e sim um requisito essencial, exigido pela maioria das grandes empresas. O espanhol entra como terceira língua que está mais voltada para o  setor de Importação e Exportação, principalmente entre os países latino-americanos. O importante é a função que o profissional tende a exercer dentro de uma corporação. Dependendo do nível hierárquico dentro de  uma empresa se pode ter a preferência  por um segundo ou terceiro idioma, os níveis gerenciais mais altos requerem um maior fluência e domínio de idiomas principalmente o inglês se você realmente almeja cargos de liderança.


Com a economia aquecida na China, o Mandarim se torna uma língua também importante para se aprender, além é claro do Japonês, pois Japão é o maior polo tecnológico do mundo. Mas o objetivo maior é traçar metas para sua carreira, escolhendo assim o melhor idioma para uma determinada situação, fazendo com que a comunicação de suas ideias consiga alcançar um maior número de pessoas possível. Devemos encarar um novo idioma como meta profissional à curto ou a longo prazo, isso vai depender do seu tempo e a capacidade de adquirir fluência em um novo idioma, requer estudo, concentração e persistência( realmente alguns idiomas no começo é muito complicado). 

 Algumas dicas para você aprender outro idioma são:
  1. Torne essa nova língua parte da sua vida. Então escute; leia; fale e escreva o máximo que puder todos os dias com o novo idioma.

  2. Esforce-se o máximo para pensar sempre na outra língua;

 3. Faça um diário pessoal na língua que você deseja aprender. Se não souber uma palavra, crie uma. O que vale é estruturar o pensamento na língua estudada;

  4. Treine o seu aparelho fonador. Programe-se para ler em voz alta, articulando bem as palavras por dez minutos.

  5. Goste ou aprenda a gostar do novo idioma. Sem isso você nunca será completamente bem-sucedido no seu propósito de ser fluente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário